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Cuidado: como te protegeres de fraude.
Fraude

Quando começas a fazer as tuas primeiras compras, seja com o cartão ou através da internet, convém prestares atenção à forma como usas e colocas os teus dados. Há vários riscos associados à fraude financeira, que podem ser mais sofisticados ou não. Cair numa situação de phishing ou ter um cartão clonado pode acontecer a qualquer um.

Mas mesmo que isso te aconteça, não implica que vás ficar à deriva e sem nada.

Tipos de fraude financeira

São vários os esquemas de fraude que existem, e envolvem todo o tipo de produtos financeiros. Podem apropriar-se dos teus dados pessoais ou enviar uma mensagem falsa com a oferta de um produto quando só querem extrair o teu dinheiro e dados, mas existem outros esquemas mais “simples” como a falsificação de notas.

Esquemas de marketing em massa — SPAM

Se calhar já recebeste um mail de um príncipe nigeriano que tem uma enorme fortuna para partilhar contigo. Ou outra mensagem que diz que ganhaste uma lotaria, quando nem sequer compraste nada. Ou, mais recentemente e aproveitando o facto de todos estarmos a comprar mais online, uma sms a dizer que a tua encomenda está bloqueada num distribuidor de correio e que te convida a clicar num link para resolveres a situação.

Isto são alguns exemplos do que podem ser esquemas de marketing em massa. São golpes feitos com meios de comunicação em massa - por mensagem, mail, etc - que prometem dinheiro ou outro tipo de prémios em troca de dinheiro. A parte boa é que muitos destes mails já são identificados como SPAM à partida e já deixam o alerta da possibilidade de ser fraudulento.

Embora haja hoje maior consciencialização deste tipo de esquemas, ainda há pessoas que caem nestas armadilhas. A melhor forma de evitar cair na fraude é nunca abrir qualquer tipo de links do género nem responder a quaisquer mensagens.

Phishing

Muito parecido com o que apresentámos anteriormente são os esquemas de phishing. Normalmente são enviados emails falsos ou mensagens de texto, com uma aparência quase real. Os autores fazem-se passar por empresas de serviços que tu usas: Bancos, empresas de eletricidade ou serviços do Estado, por exemplo, e usam argumentos e pretextos para terem acesso aos teus dados.
Nunca deves abrir os links destes mails ou mensagens. A principal dica que podemos dar é estar sempre atento e verificar qual foi o email ou o domínio que te mandou a mensagem. Os Bancos nunca mandam emails com estes pedidos de dados pessoais.

Vendas em esquema de pirâmide

É outro tipo de fraude financeira que ainda é usada e que aparece de vez em quando nas notícias. Esquemas em pirâmide são casos que começam com a premissa de ganhar dinheiro fácil, com um pequeno investimento no início. Depois implicam convidar mais pessoas a fazer o mesmo para ganhar mais, e vai crescendo assim sucessivamente, como fosse uma cascata, ou como o próprio nome indica, uma pirâmide.

É fácil perceber este tipo de esquemas quando notas uma falta de clareza em todo o processo: não se percebe quem começou o movimento, como é que se ganha dinheiro e quanto se ganha, como é feito o processo de recrutamento. Tudo são questões que levantam bandeiras vermelhas para não te envolveres. Lembra-te da expressão: “não há almoços grátis”.

Clonagem de cartões e roubo de dados de cartões

Este é também um tipo de fraude que acontece com alguma frequência e com a qual devemos ter cuidado. A clonagem envolve alguns conhecimentos tecnológicos e, se formos a vítima, podemos não dar conta de tal. Os criminosos colocam um dispositivo nas caixas multibanco ou nos terminais de pagamento e as informações são copiadas quando colocas o cartão. Ou seja, há a probabilidade de ficarem com acesso ao teu pin e número de cartão.

O roubo de dados de cartões pode acontecer online, mas também numa utilização corrente num restaurante, bar ou qualquer outro estabelecimento onde entregues o teu cartão no momento de fazeres o pagamento. Neste esquema de fraude, os criminosos procuram obter o código de segurança do teu cartão (cvv) que se encontra no seu verso. Com os dados do talão de multibanco e o código cvv, os autores da fraude podem por exemplo fazer compras on-line com o teu cartão.

Os Bancos estão atentos a estas ações, mas tem sempre cuidado ao usar o multibanco. Se algo não estiver bem ao introduzir o cartão, procura outro multibanco para fazer a operação que queres fazer.

Uma outra forma de clonagem de cartões é a possibilidade de o cartão ficar retido na máquina. Nesse caso, se for um equipamento num estabelecimento bancário, deves contactar de imediato com o teu Banco para cancelar toda a atividade do cartão.

Para te prevenires do roubo de dados do cartão, nunca é demais recomendar que uses sempre cartões virtuais nas tuas compras online e, mesmo para levantar dinheiro no multibanco, deves usar preferencialmente MBWay. Para te protegeres do roubo do cvv, podes simplesmente tapar este código de 3 números com um bocado de fita cola, por exemplo. Assim, ninguém poderá decorar este número e usar o teu cartão online.

Recrutamento de contas Mula (Money Mule)

Se já viste um anúncio de emprego que te promete um elevado ordenado sem saíres de casa, provavelmente viste um anúncio para recrutar Mulas. Os criminosos recrutam Mulas para ajudar a lavar dinheiro de fraudes online, ou de atividades criminosas como tráfico de pessoas, drogas ou armas, ou mesmo de evasão fiscal e corrupção. As Mulas adicionam camadas de distância entre as vítimas desses crimes e os seus autores, tornando mais difícil rastrear o dinheiro.

Se estás a movimentar ou foste convidado a movimentar dinheiro por indicação de outra pessoa, podes estar a ser usado como uma conta Mula. Não sejas…

O que deves fazer para não cair nestes esquemas

Há uma outra expressão conhecida: “não dês oportunidade ao azar”. É exatamente esta atitude defensiva que deves ter. Deixamos-te aqui algumas dicas básicas para um comportamento defensivo e de alerta:

  • Memoriza o pin do teu cartão e não partilhes com ninguém;
  • Cuidado onde guardas o teu cartão;
  • Altera com regularidade as tuas palavras-chave;
  • Atualiza os antivírus do teu computador;
  • Não respondas a emails, contacta através dos canais mais apropriados;
  • Não acedas ao Banco através de links, mas digita sempre no browser;
  • Não abras os links de mensagens enviadas por SPAM, é provável que sejam comprometidas;
  • Desconfia das mensagens em tom de urgência, ou a apelar à tua atuação rápida que recebas do Banco, de empresas ou até de amigos (por exemplo, com erros de português, com pedidos invulgares);
  • Verifica regularmente a tua conta, para analisar possíveis transferências irregulares.

Caso sejas alvo de burla ou fraude

Contacta o teu Banco. Fala com os responsáveis para efetuar diligências, como por exemplo para cancelar o teu cartão ou ajudar a entender o que está de errado.

Se fores vítima de uma burla, também tens de efetuar participação nas autoridades, ou seja, na polícia. Só assim é possível dar seguimento ao processo.

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